top of page
  • Foto do escritorDoctor X Radiologia

Dia Nacional de luta dos acidentes por fontes Radioativas


O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, gerou um acidente que envolveu centenas de pessoas.


A fonte continha cloreto de césio, composto químico de alta solubilidade. O 137Cs, isótopo radioativo artificial do Césio tem comportamento, no ambiente, semelhante ao do potássio e outros metais alcalinos, podendo ser concentrado em animais e plantas.


Com a violação do equipamento, foram espalhados no meio ambiente vários fragmentos de 137Cs, na forma de pó azul brilhante, provocando a contaminação de diversos locais, especificamente naqueles onde houve manipulação do material e para onde foram levadas as várias partes do aparelho de radioterapia.


Por conter chumbo, material de relativo valor financeiro, a fonte foi vendida para um depósito de ferro-velho, cujo dono a repassou a outros dois depósitos, além de distribuir os fragmentos do material radioativo a parentes e amigos que por sua vez os levaram para suas casas.


As pessoas que tiveram contato com o material radioativo – contato direto na pele (contaminação externa), inalação, ingestão, absorção por penetração através de lesões da pele (contaminação interna) e irradiação - apresentaram, desde os primeiros dias, náuseas, vômitos, diarreia, tonturas e lesões do tipo queimadura na pele. Algumas delas buscaram assistência médica em hospitais locais até que a esposa do dono do depósito de ferro-velho, suspeitando que aquele material tivesse relação com o mal-estar que se abateu sobre sua família, levou a peça para a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, onde finalmente o material foi identificado como radioativo.


Em 13 de setembro de 1987, em Goiânia, estado de Goiás, ocorreu o maior acidente radioativo do mundo fora de usinas nucleares e o maior da história do Brasil. Daí a origem do Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas. A data foi instituída para que os direitos das vítimas não sejam esquecidos e também a fim de conscientizar a população.


Fica nossa solidariedade aos sobreviventes do acidente com o Césio-137.


Doctor X Radiologia

Excelência em Proteção Radiológica


www.doctorxradiologia.com.br




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


_edited.png
bottom of page