Aventais e Protetores Plumbíferos
A Radiologia é um ramo de atividade de alto risco para os profissionais e pacientes, pois são submetidos e expostos à radiação durante os procedimentos de imagem. Por isso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), são itens indispensáveis para minimizar os riscos e garantir a segurança dos envolvidos durante os exames radiológicos. Alguns órgãos são mais sensíveis à radiação. Ex.: os olhos, a tireoide, a medula óssea e o aparelho reprodutor. Esses órgãos devem ser protegidos sempre que houver exposição a qualquer nível de radiação.
O avental plumbífero, ou mais popularmente conhecido como avental de chumbo, tem como principal função impedir que a radiação chegue nas regiões dos Ombros, Tórax e Abdômen. Alguns modelos de aventais de chumbo, ainda, podem proteger a região das Costas.
Nos casos dos profissionais que atuam diariamente com esses equipamentos, é disponibilizado um avental de chumbo com uma proteção mínima de 0,50mm PB, diferenciado e com fácil utilização dentro das salas de operações já que o produto é confeccionado para trazer mais conforto para o usuário.
Todos os aventais devem possuir registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no Ministério da Saúde, e nos casos dos aventais para profissionais é necessária a disponibilização do Certificado de Aprovação no Ministério do Trabalho.
Para acompanhantes ou pacientes que precise usar aventais de chumbo a proteção mínima é de 0,25mm PB, quando houver necessidade de contenção de paciente. Todas salas durante o exame radiológico devem dispor tanto o avental plumbífero para o operador quanto para o paciente ou acompanhante, ambos deve usar corretamente a vestimenta plumbífera para sua proteção durante o exame radiológico.