• Doctor X Radiologia

Como Aplicar Argamassa Baritada?

A Argamassa Baritada pode ser aplicada em paredes, teto e piso e também pode ser aplicada em diversos tipos de materiais, alvenaria em geral, bloco de gesso, dry-wall, blocos de concreto celular autoclavado “pumex” etc.

Sua utilização engloba diversas áreas: Medicina, Medicina Veterinária, Medicina Odontológica e Industrial (Raios X, Tomografia, Mamografia, Litotripsia, Medicina Nuclear, Hemodinâmica, Radioterapia, etc.)


PARA APLICAR A ARGAMASSA BARITADA É PRECISO:


01) FERRAMENTAS DE TRABALHO

· Caixa ou tablado para preparação da Argamassa Baritada

· Enxada e pá para mexer a Argamassa Baritada

· Colher de pedreiro

· Desempenadeira (grande e pequena)

· Régua de 2,00 m e 1,00 m

· Espuma e broxa para alisar e aguar a Argamassa Baritada


02) PREPARAR A PAREDE DE ALVENARIA

Verifique se as paredes estão pintadas ou com revestimentos soltos, se estiver remova o máximo possível, deixando-a somente no reboco "utilize o método de picotar a parede". Se necessário aplique um novo reboco com massa comum, restaurando a condição ideal.


02.1) PREPARAR A PAREDE DE GESSO E/OU ACARTONADOS DRY-WALL

Verifique se as paredes estão pintadas ou com revestimentos soltos, se estiver remova o máximo possível "utilize o método de lixar a parede" na sequencia faça ranhuras superficiais, remova os materiais soltos e aplique argamassa cimento cola comum "utilizando uma desempenadeira dentada" sempre na horizontal.

Certifique-se que a parede esteja em perfeitas condições de aplicação da Argamassa Baritada.


03) PREPARAÇÃO DA MASSA

Coloque na caixa a Argamassa Baritada e a liga de agregação (esta liga encontra-se dentro do saco principal) misture bem, para uma perfeita homogeneização. Em seguida adicione água até o ponto de reboco convencional.

Obs.: adicione a água gradativamente com os componentes já homogeneizados.


04) APLICAÇÃO DA ARGAMASSA BARITADA

A Argamassa Baritada deve ser aplicada por um profissional do ramo (pedreiro), na altura mínima de 2,10m (Exigência Legal) e 2,20m (nossa recomendação como fabricante) sua aplicação deve ser realizada com uma colher de pedreiro, a primeira etapa deverá ser aplicada como chapisco e a segunda etapa deverá ser aplicada, e em seguida sarrafeada com uma régua de alumínio já desempenando-a dando o acabamento final com uma desempenadeira de madeira.

Após a aplicação da segunda etapa devem-se retirar as réguas (taliscas) e aplicar a argamassa sobre estas regiões, desempenando-a de acordo com a região restante.

Todo material excedente do sarrafeamento poderá ser reaproveitado, sendo incluído na próxima mistura.


Obs. Todo material que recebeu o adicionamento de água deve ser instalado no mesmo dia, não sendo recomendado o uso no dia seguinte.

De acordo com o tipo de equipamento utilizado na sala e a orientação de um físico no projeto de barreiras e blindagens são determinadas diferentes espessuras de aplicação da Argamassa Baritada.


Obs.: É fundamental seguir as orientações de espessuras para garantir a proteção radiológica.



Sua aplicação deverá ser feita em duas etapas, ou seja, para uma espessura de:

(1,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (0,5) cm na área total e na segunda etapa mais (0,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.

(1,5) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,0) cm na área total e na segunda etapa mais (0,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.

(2,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,0) cm na área total e na segunda etapa mais (1,0) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.

(3,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,5) cm na área total e na segunda etapa mais (1,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.

Quanto ao revestimento de portas, janelas, divisórias, etc., a proteção deverá ser feita com lençol de chumbo na espessura equivalente.


05) ACABAMENTO

A Argamassa Baritada, após o período de 24 horas, estará seca e poderá receber qualquer tipo de acabamento desejado.

Obs.: a Argamassa Baritada, assim como lençol de chumbo, usados na proteção contra os Raios-X, não podem sofrer perfurações ou qualquer dano sem que haja orientação de nossa Empresa.


ESQUEMA DE APLICAÇÃO



Verificação das paredes

Certificar-se que as paredes encontram-se no reboco (emboço), não devendo ter acabamento, tais como, pinturas, massa fina, etc.



Colocação das réguas

Devem-se colocar as réguas (taliscas) já na espessura de aplicação desejado mantendo uma distância de mais ou menos 1,0 m entre elas.



Aplicação

A Argamassa Baritada deve ser aplicada em duas etapas.

Na primeira etapa deve-se aplicar a argamassa como um chapisco.

Na segunda etapa deve-se aplicar a argamassa já desempenando-a.

Após a aplicação da segunda etapa devem-se retirar as réguas (taliscas) e aplicar a argamassa sobre estas regiões, desempenando-a de acordo com a região restante.



Vista Frontal

Parede com aplicação da Argamassa Baritada.

PARA MAIORES ORIENTAÇÕES CONSULTE-NOS

http://www.doctorxradiologia.com/ ou Tel. (11) 2962-9007 - Whatsapp (11) 99209-9055


Tags:

#argamassabaritada

#barita

#proteçãoradiologica

#raiox

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
WHATSAPP
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
E - MAIL

Todos os preços e condições de pagamento são exclusivos para compras via internet e podem variar na loja física.
Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados.

Rua Mario Joaquim Filla, 75 - Vila Nova York - CEP 03480-090 - São Paulo - SP 
© Copyright
DOCTOR X RADIOLOGIA | 2011-2018 • CNPJ: 13.733.687/0001-16
Todos os direitos reservados.

atendimento whatsapp doctor x radiologia.png