A Argamassa Baritada pode ser aplicada em paredes, teto e piso e também pode ser aplicada em diversos tipos de materiais, alvenaria em geral, bloco de gesso, dry-wall, blocos de concreto celular autoclavado “pumex” etc.
Sua utilização engloba diversas áreas: Medicina, Medicina Veterinária, Medicina Odontológica e Industrial (Raios X, Tomografia, Mamografia, Litotripsia, Medicina Nuclear, Hemodinâmica, Radioterapia, etc.)
PARA APLICAR A ARGAMASSA BARITADA É PRECISO:
01) FERRAMENTAS DE TRABALHO
· Caixa ou tablado para preparação da Argamassa Baritada
· Enxada e pá para mexer a Argamassa Baritada
· Colher de pedreiro
· Desempenadeira (grande e pequena)
· Régua de 2,00 m e 1,00 m
· Espuma e broxa para alisar e aguar a Argamassa Baritada
02) PREPARAR A PAREDE DE ALVENARIA
Verifique se as paredes estão pintadas ou com revestimentos soltos, se estiver remova o máximo possível, deixando-a somente no reboco "utilize o método de picotar a parede". Se necessário aplique um novo reboco com massa comum, restaurando a condição ideal.
02.1) PREPARAR A PAREDE DE GESSO E/OU ACARTONADOS DRY-WALL
Verifique se as paredes estão pintadas ou com revestimentos soltos, se estiver remova o máximo possível "utilize o método de lixar a parede" na sequencia faça ranhuras superficiais, remova os materiais soltos e aplique argamassa cimento cola comum "utilizando uma desempenadeira dentada" sempre na horizontal.
Certifique-se que a parede esteja em perfeitas condições de aplicação da Argamassa Baritada.
03) PREPARAÇÃO DA MASSA
Coloque na caixa a Argamassa Baritada e a liga de agregação (esta liga encontra-se dentro do saco principal) misture bem, para uma perfeita homogeneização. Em seguida adicione água até o ponto de reboco convencional.
Obs.: adicione a água gradativamente com os componentes já homogeneizados.
04) APLICAÇÃO DA ARGAMASSA BARITADA
A Argamassa Baritada deve ser aplicada por um profissional do ramo (pedreiro), na altura mínima de 2,10m (Exigência Legal) e 2,20m (nossa recomendação como fabricante) sua aplicação deve ser realizada com uma colher de pedreiro, a primeira etapa deverá ser aplicada como chapisco e a segunda etapa deverá ser aplicada, e em seguida sarrafeada com uma régua de alumínio já desempenando-a dando o acabamento final com uma desempenadeira de madeira.
Após a aplicação da segunda etapa devem-se retirar as réguas (taliscas) e aplicar a argamassa sobre estas regiões, desempenando-a de acordo com a região restante.
Todo material excedente do sarrafeamento poderá ser reaproveitado, sendo incluído na próxima mistura.
Obs. Todo material que recebeu o adicionamento de água deve ser instalado no mesmo dia, não sendo recomendado o uso no dia seguinte.
De acordo com o tipo de equipamento utilizado na sala e a orientação de um físico no projeto de barreiras e blindagens são determinadas diferentes espessuras de aplicação da Argamassa Baritada.
Obs.: É fundamental seguir as orientações de espessuras para garantir a proteção radiológica.
Sua aplicação deverá ser feita em duas etapas, ou seja, para uma espessura de:
(1,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (0,5) cm na área total e na segunda etapa mais (0,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.
(1,5) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,0) cm na área total e na segunda etapa mais (0,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.
(2,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,0) cm na área total e na segunda etapa mais (1,0) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.
(3,0) cm, deve-se aplicar na primeira etapa (1,5) cm na área total e na segunda etapa mais (1,5) cm, dando o acabamento perfeito da argamassa.
Quanto ao revestimento de portas, janelas, divisórias, etc., a proteção deverá ser feita com lençol de chumbo na espessura equivalente.
05) ACABAMENTO
A Argamassa Baritada, após o período de 24 horas, estará seca e poderá receber qualquer tipo de acabamento desejado.
Obs.: a Argamassa Baritada, assim como lençol de chumbo, usados na proteção contra os Raios-X, não podem sofrer perfurações ou qualquer dano sem que haja orientação de nossa Empresa.
ESQUEMA DE APLICAÇÃO
Verificação das paredes
Certificar-se que as paredes encontram-se no reboco (emboço), não devendo ter acabamento, tais como, pinturas, massa fina, etc.
Colocação das réguas
Devem-se colocar as réguas (taliscas) já na espessura de aplicação desejado mantendo uma distância de mais ou menos 1,0 m entre elas.
Aplicação
A Argamassa Baritada deve ser aplicada em duas etapas.
Na primeira etapa deve-se aplicar a argamassa como um chapisco.
Na segunda etapa deve-se aplicar a argamassa já desempenando-a.
Após a aplicação da segunda etapa devem-se retirar as réguas (taliscas) e aplicar a argamassa sobre estas regiões, desempenando-a de acordo com a região restante.
Vista Frontal
Parede com aplicação da Argamassa Baritada.
PARA MAIORES ORIENTAÇÕES CONSULTE-NOS
http://www.doctorxradiologia.com/ ou Tel. (11) 2962-9007 - Whatsapp (11) 99209-9055
Tags:
Comments